Brasileiros decepcionam em Design

quarta-feira, 28 de julho de 2010 14:02 Postado por Agência P2DG
Foram três os Leões brasileiros: dirigentes esperavam 10 troféus

Havia muita expectativa sobre o que se poderia esperar do Design Lions neste ano. A Abedesign, por meio de uma parceria com a Apex, subsidiou a inscrição de 150 trabalhos de agências especializadas na categoria. Com isso, o Brasil foi o país que mais teve peças na disputa: 214.

Mas o resultado não foi como a maioria esperava: com um júri rigoroso, o País encaixou apenas sete campanhas no shortlist e acabou com três Leões - um de Ouro, um de Prata e um de Bronze -, bem longe dos dez que eram esperados. Ainda assim, o País foi o único da América Latina premiado e ficou na quinta posição geral, a mesma do ano passado, atrás de Alemanha (que levou dez troféus), Japão (sete), EUA (seis) e Reino Unido (que somou quatro prêmios).

Este ano, apenas 4,4% das peças foram premiadas, contra um percentual bem maior em 2009. "A crise continua forte na disciplina. As inscrições mundiais diminuíram e as do Brasil cresceram muito", conta André Poppovic, sócio da Oz Design e jurado brasileiro. "Mas temos que ter autocrítica. As agências precisam fazer com que os clientes tenham posições mais ousadas, agregando valor para as marcas, inovando", destaca Poppovic.
A AlmapBBDO se destacou mais uma vez. Ficou com o Ouro com o trabalho "Música.

Entenda do que é feita", para a revista Billboard, e que foi cogitado para o GP da categoria - a campanha ainda levou o Grand Prix em Press - e com um Bronze, com "Novo interior", para o Fox, da Volkswagen. A Prata foi para a ação "Projetor à vela", da Indústria Nacional & Diálogo Design - agência que, ao lado da Almap, é tricampeã na categoria, com uma Prata em 2008 e um Bronze em 2009.

Com os resultados, o design brasileiro chega à marca de 13 Leões em três anos da categoria no festival: são dois Ouros, seis Pratas e cinco Bronzes. E a grande discussão é sobre o fato de as agências de publicidade levarem mais troféus do que os escritórios especializados. Poppovic foi claro: "As agências são beneficiadas pelo processo de criação ser mais rápido e porque, sem dúvida, são mais experientes. Além disso, inscrições cruzadas têm uma força incrível", reforçou.

Mas os números podem dar uma visão diferenciada. Os escritórios têm cinco Leões e as agências, nove. E a Almap faz a diferença, com quatro Leões. "O Marcello (Serpa) sabe o quanto o design é fundamental para a propaganda. E faz muito bem isso", explica o sócio da Oz.

O Grand Prix deste ano ficou com a agência de publicidade belga Happiness, de Bruxelas. O case "IQ Font", para a Toyota, divulga o lançamento de um novo modelo da montadora com a criação de um alfabeto tipográfico completo a partir dos movimentos do carro, para mostrar sua agilidade - conheça o case em www.nl.toyota.be/iqfont. "Esse desenho é essencialmente design. E os resultados foram realmente ótimos", finaliza o criativo

AlmapBBDO leva troféu de Agency of the Year 2010

13:59 Postado por Agência P2DG
Agência fica com o prêmio pela segunda vez; é o sexto título do Brasil, que se torna o maior vencedor

Em ano de Copa do Mundo, o que não faltam são analogias com o futebol. E mais uma pode ser feita no último dia do festival de Cannes. Foi um golaço, no segundo tempo da prorrogação. A AlmapBBDO é a Agency of the Year de Cannes Lions 2010, poucos pontos à frente da Y&R Nova York. Em terceiro ficou a americana Wieden + Kennedy.

No mês de maio, a AlmapBBDO foi eleita, também, Agência do Ano no Wave festival, realizado pelo Grupo M&M - relembre aqui.

Com o bicampeonato da Almap - agência venceu também em 2000 -, esta é a sexta vez que o Leão mais esperado pela publicidade mundial vem para o País. A DM9DDB já ganhou em 1998, 1999 e 2009. A F/Nazca S&S levou o troféu em 2001.

Desta forma, o Brasil se torna o maior vencedor da história do prêmio, estabelecido em 1993. Até agora, o Reino Unido também havia vencido cinco vezes - em 2002 e 1996, com a Saatchi & Saatchi; em 1995 com a Loe Howard-Spink e em 1994 e 1993, com a Bartle Bogle Hearty.

O prêmio de Agência do Ano leva em consideração o total de pontos dos prêmios e indicações ao shortlist em Film, Film Craft, Press, Outdoor e Radio. Nessas categorias, a Almap levou 12 Leões - em Press foram 1 GP, 1 Ouro e 5 Bronzes; em Outdoor foram 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes e 1 Bronze em Radio.

Com uma contagem complicada, que exclui pontos de troféus vencidos pela mesma campanha, o suspense conseguiu ser mantido até o início da cerimônia oficial de premiação, que também anunciou outros prêmios importantes:

- Grand Prix for Good: Abott Mead Vickers BBDO, com campanha para a Polícia Metropolitana de Londres;
- Palme D'Or (para melhor produtora): MJZ, dos EUA
- Agência Independente do Ano: Jung Von Matt
- Rede do Ano: BBDO.

Este ano o Brasil teve uma performance inesquecível em Cannes. Bateu seu recorde em número de Leões: levou 57 nas 12 categorias. Em Outdoor, nada menos do que 21 troféus. E a Almap ainda levou o Grand Prix em Press.

A lata vermelha de Brahma

13:48 Postado por Agência P2DG
Acaba neste final de semana o mistério da Brahma. No começo de julho, a marca estreou um teaser com a pergunta "Por que a lata é branca?". Isso tudo para comunicar a mudança de cor da lata, que passa a ser vermelha, parte da estratégia do novo posicionamento da marca: "O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma". O foco é reforçar o sabor e a qualidade da cerveja.

Os filmes criados pela Africa que entraram no ar a partir do último final de semana possuem uma pitada de humor e terá ainda ações em mídia impressa, internet e ponto-de-venda. A marca ainda está de cara nova: um novo logo, criado pela Narita Design, chega ao mercado também nesta semana. A expectativa é que em menos de um mês todo o País já tenha sido abastecido com as novas latas.

"A mudança serve para reforçar a ligação do sabor com a identidade visual da marca, já que todos os elementos da família, como logo, caminhões e engradados, são vermelhos. E com um sabor tão inconfundível, a Brahma não poderia ter a mesma cor das outras", diz Sergio Eleutério, até então gerente da plataforma jovem de Skol e que agora responde pela comunicação de Brahma.

Africa assina criação da marca da Copa 2014

13:42 Postado por Agência P2DG
Depois de muito segredo, o Sandton Convention Centre de Johanesburgo foi, nesta quinta-feira 8, sede da apresentação oficial da marca da Copa do Mundo de 2014. A Africa, agência do Grupo ABC, venceu a concorrência realizada pela Fifa e foi a responsável pela criação do emblema. Segundo a Fifa, 25 empresas convidadas estiveram na disputa, que contou com cinco etapas. O emblema escolhido foi "Inspiração", e, segundo a federação, "deriva de uma célebre fotografia de três mãos que juntas levantam o troféu mais famoso do planeta".

Duas versões preliminares da marca haviam vazado na mídia brasileira através dos portais iG (em preto e branco) e o G1 (em cores). O desenho final, porém, é mais simples e foi modificado a pedido da Fifa, e, com mãos entrelaçadas, lembra a Taça Fifa. "A base era essa, mas a Fifa solicitou algumas mudanças para que o emblema ficasse mais simples", explica Márcio Santoro, copresidente da agência.

Para definir a marca, houve uma votação promovida pela Fifa entre "notáveis brasileiros - participaram o escritor Paulo Coelho, a übermodel Gisele Bündchen, o presidente da CBF Ricardo Teixeira, o arquieteto Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner e a cantora Ivete Sangalo, além do secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke. "O briefing que nos foi passado pedia apenas que a marca remetesse ao futebol e mostrasse a união do povo", conta Santoro.

Com a presença de muitos ex-jogadores que já levaram o troféu para o Brasil, como Cafu, Romário, Bebeto e Carlos Alberto Torres, um dos destaques da cerimônia foi o discurso do presidente Lula, que brincou com os ex-atletas e repetiu que a Copa de 2014 será a melhor de todos os tempos. A apresentação oficial ainda contou com o presidente da Fifa, Joseph S. Blatter, como mestre de cerimônia. Também estiveram presentes os ministros Luiz Barreto, do Turismo, Orlando Silva, dos Esportes, José Gomes Temporão, da Saúde e Sérgio Machado Rezende, de Ciência e Tecnologia.

Uma comitiva do Grupo ABC, liderada por Nizan Guanaes, estava há mais de uma semana em Johanesburgo, preparando detalhes para o lançamento da marca. Com ele uma delegação de oito pessoas - entr eles, Sérgio Gordilho, copresidente, Marcelo Passos, diretor-geral de atendimento e gestão, e Eduardo Martins, diretor de criação.

Vale lembrar que toda a campanha do Comitê da candidatura do Brasil a Copa de 2014 tinha sido feita pela MPM, do grupo ABC, cujo contrato de prestação de serviços à CBF se encerrou em 2 de outubro de 2007, quando a Fifa anunciou o resultado. A Africa, por sua vez, foi a reponsável pela criação do logo da campanha do Brasil para sediar o Mundial.

Santoro ainda adiantou que a Africa pode pedir licença para a Fifa para fazer uma campanha institucional da agência. "Há sim a possibilidade de se fazer uma campanha dizendo que foi a Africa que criou". Sobre as possíveis críticas ao emblema, o executivo foi reticente. "Como toda campanha, tem gente que gosta e tem gente que não gosta. Isso é normal", afirmou.

O próximo marco importante no caminho até o Mundial de 2014 será o "Preliminary Draw", que será realizado no Brasil em julho do ano que vem pelas agências Rede, também do Grupo ABC, e Geo Eventos. No evento acontece o sorteio dos jogos das Eliminatórias e reunirá 208 delegações de todo o mundo.

Conheça o que há de melhor na publicidade da Ásia

13:39 Postado por Agência P2DG
Após um adiamento de quatro meses, a AdFest premiou o melhor da publicidade da Ásia nesta segunda-feira, 26.

A vencedora do grande prêmio na categoria Innova Lotus, que corresponde ao Titanium Lions em Cannes, foi a ação "Lucky Switch", criada pela IMG SRC para a rede varejista japonesa Uniqlo.

A iniciativa consistia em um widget que, quando clicado pelo usuário, transformava todas as imagens de um site em banners com promoções da empresa. A vantagem para o dono do site é que alguns desses banners eram premiados, e quem clicasse neles ganhava um presente da Uniqlo. Isso aumentou o tráfego, ao mesmo tempo que colocava o banner de forma gratuita em milhares de páginas, com um total de cliques que chegou próximo aos três milhões, sem contar o aumento de 150% nas vendas online. A peça faturou o prêmio máximo em Cyber Lotus também.

Outra peça da Uniqlo, a "Uniqlo Calendar", criada pela Projector, também foi premiada na Innova Lotus, ao lado de trabalhos da BBH Shangai para a WWF ("Fate´s in Your Hands"), e da Beacon Communications de Tóquio com o "Yubari City Project", projeto que transformou a cidade, antes cheia de dívidas, na Terra do Amor, o que ajudou a reviver o local.

A agência mais premiada em todas as categorias foi a JWT, que teve cinco Lotus de ouro.

Em Film Lotus, o Grand Prix foi para o comercial "Funeral", premiado em Cannes com Ouro nesta mesma categoria. A peça de três minutos criada pela Leo Burnett de Cingapura para o Ministério de Desenvolvimento Comunitário, Juventude e Esportes daquele país mostrou o discurso de uma mulher durante o funeral de seu marido, no qual ela falava sobre as "lindas imperfeições" dele, em uma mensagem para promover o casamento e a unidade familiar. O teor emotivo só aumentou pelo fato de a peça ter sido criada e dirigida pela diretora Yasmin Ahmad, que morreu em 2009.

Em Press, destaque para uma série de anúncios da 2211 Works, das Filipinas, para Vespa. Ela mostra frases do tipo "Ela estava atrás quando eu consegui aquele emprego", em uma brincadeira com a velha noção de que "por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher", para dizer que a Vespa é uma boa opção para transportar duas pessoas.

Jornal dos Bairros - Atletas que quebraram recorde de surf para cegos em Itajaí recebem certificados

sexta-feira, 16 de julho de 2010 08:05 Postado por Agência P2DG
Jornal dos Bairros - Atletas que quebraram recorde de surf para cegos em Itajaí recebem certificados